Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quatro Partes: Sobre a Maturidade



Parte I
A referência

"Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e, longe de se conduzirem, deixam-se levar pelos primeiros" 
__________________________________


Parte II
A poesia

"Como a maçã vermelha sangue que encontra-se na árvore,
a maturidade é o resultado de lentos processos, que,
podem, ou não, ter sido dolorosos ao fruto da sabedoria.

São dias e noites longas ao vento, face a face o frio,
chuvas, calor e geadas...

Pois a maçã, antes de ser fruto, tivera que amadurecer
para a conquista da sabedoria de uma maçã
portadora de exuberante coloração e delicioso sabor."
__________________________________


Parte III
A citação

"Quando calejado, o homem nem sempre aprende a lidar com suas angústias e problemas; mas, aquele que um dia aprendeu a encontrar, senão a solução, mas os melhores caminhos, foi, mesmo que por um dia, calejado por seus percalços."
__________________________________


Parte IV
O monólogo

Ninguém nasce pronto ou maduro, a maturidade deve ser conquistada através do autoconhecimento e de etapas que, algumas, repetiram-se ao longo da vida humana. Trata-se de reconhecermos os melhores caminhos em meio a caminhos estranhos, anteriormente avistados. Maturidade consiste em sabermos resolver as divergências sem agressividade ou destruição, mas através da transformação do nosso entendimento.

Maturidade é termos paciência, e as vezes abnegação; atendendo às necessidades alheias, tendo que para isso abrir mão de prazeres imediatos, vislumbrando a longo prazo seus efeitos negativos, contrabalanceando-os com os efeitos positivos do ato de abdicação.

Maturidade não é o dom de exercermos a liberdade por sabê-la como direito, mas sabermos quando dever-se-á exercê-la e quando não. Significa sermos humildes, construindo credibilidade ao cumprirmos acordos selados. Maturidade, antes de tudo, é saber lidar, aprendendo a viver em paz com o imutável.

São muitos de nós que nos dizemos maduros, capazes de lidar com as mais diversas verdades, mas é fato, que quando é chegada a hora, falhamos por não sabermos lidar com aquilo que em nós ainda não encontra-se em pleno equilíbrio e paz interior. Ao contrário do que acredita-se, a idade e o tempo não podem trazer maturidade àquilo que um dia deseja ser fruto, pois o fruto, como seu nome sugere, é o resultado de seu próprio amadurecimento. Não é o tempo que faz amadurecer, mas o fruto em si que se amadurece através do que aceita receber da árvore da vida, para lidar e tirar o melhor proveito. 

O tempo, em si, apenas é capaz de nos fornecer desafios e etapas a serem conquistadas, sendo nem mesmos estas, sozinhas, capazes de nos fazer maduros. Somos os únicos que o podemos fazer. Isso dá-se através da vontade de querer compreender e vencer esses processos e suas verdades, que nos são jogadas na cara.

E como diz Sêneca, "andar ao sabor das ondas", é o mesmo que andar ao sabor de nossos sentimentos e emoções. Estes servem para dizer-nos o quanto nos encontramos vivos e pulsantes, sendo sintomas oriundos de corpos externos; jamais servirão de base para a maturidade enquanto não escutarmos seus reais motivos de existirem, aceitando-os primeiramente, para então, ao sabê-los, podermos em algum momento encontrarmos seu melhor remédio e tratamento.

O processo de maturidade dá-se, de nenhuma outra forma, senão, pelo início da consciência de que é necessário querer essas descobertas, realizando a auto análise e análise das situações, prezando a resolução das mais diversas disposições em nossos caminhos.

Isso chama-se maturidade, e é imaturo julgar quem ainda não a possui em algum sentido da vida. Imaturo de nossa parte, por não sabermos fazer a análise de motivos alheios, ou se o fizermos, não os aceitarmos pelo fato de estes serem diferentes do que concebemos como nossas verdades.

Todos, sem exceção, somos imaturos em diversos sentidos da existência humana, e Todos somos maduros de alguma forma. Não reconhecermos ou julgarmos isso, além de imaturo é a prova de que nos encontramos distantes de compreendermos o real significado do amor incondicional a nós mesmos e ao próximo.

1 COMENTE AQUI:

Unknown disse...

Acho tão interessante que à beira de uma sexta-feira, que tradicionalmente é o dia regido pelo planeta e pela deusa Vênus tenhas escrito essas linhas tão abençoadas...

Tão interessante é o símbolo da maçã que sempre foi uma fruta abençoada por essa deusa. Se vc cortar ela no meio, de cima pra baixo, dá a forma de um ventre. De onde todas as coisas nascem, inclusive a própria Vida que é o caminho para a maturidade. Se cortar ela de lado, também pela metade, dá a forma de um pentagrama, ou seja, o homem completo e perfeito.

E como o Sêneca falou "ao sabor das ondas", também não podemos esquecer que essa Senhora intrigantemente também nasceu das ondas do mar. Ondas que foram formadas pelo pinto de Saturno (Chronos, o Tempo) que caiu na água e então formaram-se as espumas.

Conclusão?

Do Tempo vem o Amor, e a Maturidade não é outra coisas se não a união desses aspectos.

Te amo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...