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domingo, 29 de janeiro de 2012

Sinta-se grato à Expresso Rio Guaíba. Ou não.

Domingo, um belo dia de sol, e decidi ir com minha mãe e prima passear de Catamarã até Porto Alegre. Na volta, desembarco na estação hidroviária de Guaíba e recebo um mini jornal que alguém me entregou. Abro o mini jornal e dou de cara com a matéria "Expresso Rio Guaíba Cresce com a Cidade". O que eu poderia dizer? É óbvio que cresce com a cidade, e não poderia ser diferente, afinal, é a única empresa de transporte metropolitano a explorar atuar na cidade.

A empresa Expresso Rio Guaíba completou cinquenta anos de existência em outubro passado e para comemorar divulgou no jornal que participa até hoje em eventos culturais e artísticos do município - o que, vamos combinar, é o mínimo - e ela ainda informa que além dessas participações cede alguns ônibus às escolas para transporte de alunos carentes em dias especiais.

Só quem tem contato com as escolas municipais e estaduais do município sabe como não é tão simples assim conseguir os tais ônibus para transportar alunos carentes em eventos da cidade ou fora dela.

Algo que me chamou muito a atenção foi a ênfase dada pelo slogan no jornal que dizia "Passamos 365 dias só pensando em você".  Um Slogan abusivo, uma vez que os moradores e usuários do sistema de transporte metropolitano da cidade tem que passar 365 dias pagando passagens caras, sendo esmagados dentro dos ônibus lotados da empresa para que consigam trabalhar ou estudar.

A empresa anuncia, feliz, que em 2011 investiu cerca de 9 milhões na aquisição de novos ônibus. Isso em um jornal entregue para os turistas que chegam à cidade nos catamarãs - que de transporte metropolitano seletivo é bem seletivo, com o valor de R$7,00 nos finais de semana.

"Investiu 9 milhões" mas de forma alguma resolveu o problema das superlotações nos horários de pico. "investiu 9 milhões" porque cobra caro cada passagem, uma vez que em média um trabalhador gasta mais de R$200,00 por mês só para ir para a Capital Gaúcha, sem contar o gasto de transporte público interno.

Basta fazer as contas. A empresa diz transportar mais de 900 mil passageiros por mês. Multipliquemos o número de passageiros pela média do valor da passagem, que gira em torno de R$4,50 e pasmem: são R$4.050.000,00 por mês de lucro, o que ao ano chega em torno de R$48.600.000,00.  E então, nós moradores da cidade temos que ficar felizes pelos nove milhões investidos, e pensar "puxa, quanta generosidade"?

Isso tudo é um insulto à minha inteligência. Por mais que a empresa pague impostos e seus funcionários, nove milhões investidos representam apenas 18% da renda bruta. Onde estão os outros 82% da renda? Eu não sabia que motoristas e cobradores ganhavam tão bem.

Para ter noção do absurdo, apenas imagine que você tenha uma pizzaria. O seu negócio é vender pizzas, mas você investe apenas 18% do que ganha na compra das pizzas. Então você vai à público e declara como se fosse um gesto de bondade ter investido em um ano inteiro 18% de toda a sua renda nas pizzas, que é o seu negócio, que é o que lhe dá sustento. E eu tenho que me sentir alegre por isso? tenho que crer que os 82% tenham sido investidos na mão de obra. Você gastou mais de 350% a mais com a mão de obra do que com o produto em si?

Ou você é burro demais. Ou esperto. Se souber que na cidade inteira só há apenas uma pizzaria: a sua.

Realmente é uma pena que vivamos em uma cidade onde o direito à livre concorrência não existe, onde a máfia do transporte público se instaurou e está no poder há cinquenta anos. Vivemos em um lugar onde parece ainda existir um sistema coronelista. A liberdade parece ser a maior das mentiras do captalismo.

É uma lástima que depois de tanto tempo, sejamos todos ainda escravos, trabalhando para pagar o direito de ir trabalhar, felizes com a mediocridade, sem imaginar que poderíamos ser e ter muito mais.




1 COMENTE AQUI:

Unknown disse...

Adorei o tom jornalístico da coisa. Acho que poderia trabalhar mais nisso!

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