Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Precisa-se de um Economista, Por Favor.


Perguntar não ofende.

Há pouco estava assistindo o Jornal Nacional e o Bonner estava passando as informações diárias sobre a economia, uma das informações foi sobre o pagamento de juros da divida externa, algo em torno dos R$129 Bilhões. Poxa vida, mais da metade do país assiste esse telejornal especificamente e recebe informações como essa todos os dias. Mas afinal, que dívida exatamente é essa? Não era o Lula que se gabava de ter pago ela? Para quem exatamente devemos? O que é feito com todo esse dinheiro recebido pelo credor? Sei lá, tem dias que você cansa de ver a mesma coisa e fingir que entende. Alguém por favor me explica em detalhes?


3 COMENTE AQUI:

Simone Adriana disse...

Querido autor, vou buscar explicar sucintamente o que acontece de fato. Primeiro,é importante saber o conceito de "dívida externa", é o que os governos federais, estaduais, municipais e empresas do setor privado pegam emprestado no exterior. Não é uma dívida exclusiva do governo.No governo Sarney em 87, o governo era responsável por aproximadamente, 85% da dívida externa, e a partir de 2005 o GOVERNO pagou sua dívida passando a ser credor, mais dinheiro em reservas do que pegou emprestado. O dinheiro no exterior esta mais barato, existe empréstimos no exterior pelo governo e empresas. A dívida soma U$ 284 bi, mas as reservas são de 336 bi. Seria como se ter mais pra receber do que para pagar.
O que acontece é que a mídia "popular" não explica os detalhes, aí gera mais desinformação do que informação. Espero ter ajudado os leitores!

Unknown disse...

Hum, muito interessante. Obrigado pela atenção e pela explicação. Grato pela contribuição para o meu entendimento e para o entendimento dos demais leitores.

laurindocafe disse...

Legal seu blog.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...