Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Conselhos de Rilke - III


"'Tudo' está em deixar amadurecer e então dar à luz. Deixar cada impressão, cada semente de um sentimento germinar por completo dentro de si, na escuridão do indizível e do inconsciente, em um ponto inalcançável para o próprio entendimento, e esperar com profunda humildade e paciência a hora do nascimento de uma nova clareza: só isso se chama viver artisticamente, tanto na compreensão quanto na criação."
Rilke
Viareggio (Itália), 23 de abril de 1903
______________________________


Não há muito que possa ser dito ou acrescentado. Rilke escreve frases de extrema simplicidade mas de reflexões intensas. Saber quando nossa semente germinou é algo que somente nós mesmos podemos saber. Não há tempo previsto nem fórmulas para se apressar a germinação. Somos todos terras mais ou menos férteis a cada estação. Mais ou menos férteis a cada temperatura e tempo.

Pode-se plantar várias sementes, mas cada uma germinará conforme for de sua própria natureza e da natureza da terra que as abrigam. Toda criação vem através de nós, mas não necessariamente de nós. Sementes são atiradas em nossos terrenos pelas mais variadas circunstâncias. O vento, os animais, as plantas ao redor, etc.

Sua arte pode vir do pensamento de um amigo, que germina na sua cabeça e ganha vida própria, vida essa que é nutrida por nós. Sobrevive as que realmente foram corretamente alimentadas e fortificadas. As que se mantiveram longe das pragas do pessimismo e da inveja, do tempero destemperado do veneno alheio.

Devemos lembrar que o exterior poderá interferir em nossa criação, mas somente nós que poderemos permitir ou não tais interferências. No final, a decisão, por mais suscetíveis que possamos ser, está unicamente em nossas mãos.

Ode à Rilke, que compreendeu como poucos que a pressa dos de sua época, hoje já lenta aos nossos olhos, não os levaram a nenhum grande entendimento - Me pergunto o que sobrará para a nossa pressa de hoje, ainda mais apressada que a de ontem.

Se a perfeição é inatingível, ainda mais o é com a pressa. Para tudo há um tempo na natureza, de acordo com a natureza de cada semente. Por que, então, não haveria de existir um tempo para cada um de nós de acordo com a natureza de cada indivíduo? Se posso deixar algumas palavras finais as deixo assim:

Nasça, cresça, amadureça, e agradeça à vida pela sua natureza, independente de seu tamanho, de sua idade, de suas conquistas. És único e por isso inigualável. Não tens a obrigação de ser mais ou igual, nem necessitas ser menos. Celebre sua arte por aquilo que ela é, indizível, por jamais ter sido dita ou  vista antes.


0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...